sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A NANOTECNOLOGIA (Carlos Magano)

Em nosso grupo de ufologia sempre questionei o porquê de não terem ainda inventado mini câmaras para monitorar o funcionamento de vários órgãos, os quais a medicina ainda não compreende o seu total funcionamento, a exemplo da próstata (entre outros), cuja definição funcional total são se sabe.   
Nas nossas opiniões, doenças que ainda continuam matando, eram para ser erradicadas, e, por conseguinte, medicamentos seriam fabricados com mais rapidez e com menos investimentos, além de não existir os sacrifícios de cobaias que são submetidas às práticas desumanas, porém essencial hoje diante do atraso em que vivemos.
Nasce uma esperança com relação a esse tema, vindo da nanotecnologia, ciência essa que explicaremos a seguir aos senhores, o que é (Nanotecnologia) como a mesma funciona, inclusive dentro da medicina.
O que é um nanômetro?
Na verdade, um nanômetro é uma medida como outra qualquer. Assim como você já deve conhecer o centímetro, o metro e o quilômetro, agora está na hora de ser apresentado ao nanômetro. Explicar com palavras o que é um nanômetro é simples, basta dizer que ele equivale a um bilionésimo de metro, mas isso não explica realmente o que é o nanômetro. Por isso, elaboramos uma imagem que dá uma idéia do quão pequeno é o nanômetro, confira.
Imagine se pudéssemos aumentar medidas numa mesma proporção. Ao aumentar o nanômetro ele deveria ficar com o tamanho de uma bola de futebol. Em compensação, uma moeda de 1 centavo (que mede aproximadamente 1,7cm) seria maior do que a Lua. Ou seja, a relação entre um nanômetro e uma moeda de 1,2 cm, seria o mesmo que comparar uma bola de futebol com a Lua. Fantástico, não é mesmo?
Através desta comparação, fica bem claro o porquê da alta complexidade ao se trabalhar na escala de nanômetros. Essa tecnologia só existe em laboratórios e indústrias com equipamentos de alta precisão, afinal, são necessárias máquinas muito precisas para trabalhar com componentes tão pequenos, os quais são invisíveis aos nossos olhos.

NANOMEDICINA é a denominação dada à junção da medicina e da nanotecnologia. Consiste em usar nanopartículas, nanorobôs e outros elementos em escala nanométrica para curar, diagnosticar ou prevenir doenças

A nanotecnologia molecular terá um grande impacto no campo da medicina em geral.
As ferramentas de investigação e a prática da medicina serão menos dispendiosas e mais potentes. Contaremos com sistemas de investigação e diagnóstico mais eficazes, o que permitirá uma capacidade de resposta mais rápida perante novas doenças.
Uma quantidade de pequenos sensores, computadores e diversos aparelhos de custo reduzido permitirão um controle contínuo na saúde dos pacientes, assim como também, no tratamento automático. Além disso, será possível a existência de diversos tipos de novos de tratamentos.
A nanomedicina é um dos ramos mais promissores da medicina contemporânea, retendo boa parte dos esforços científicos na busca de novos tratamentos para doenças como o câncer e a AIDS, entretanto, a nanomedicina ainda depende de muitos avanços científicos e tecnológicos, já que a tecnologia necessária para a aplicação da nanomedicina ainda é muito imatura.
As pesquisas em nanomedicina são diretamente beneficiadas pelos avanços em biologia molecular e em nanorobótica. Atualmente decorrem muitos estudos sobre os efeitos de nanopartículas e nanorobôs dentro do corpo humano.
As possibilidades de aplicação da nanotecnologia na medicina são imensas. Em teoria, nanorobôs poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificaríam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais (baseados unicamente em química) não conseguem ou demoram para conseguir.
Aparecimento de nano-dispositivos de regeneração celular que poderão garantir a regeneração dos tecidos e imortalidade.
Portador de deficiência múltipla já executa tarefas com a juda de máquinas conectadas ao seu cérebro.
Utilizando-se de nanotubos, a medicina poderá aumentar a precisão de cirurgias e exames.
A grande revolução, segundo Kurzweil, em entrevista a ISTOÉ, é o amadurecimento da biotecnologia, onde que o desafio da ciência é interferir nos mecanismos biológicos para reprogramar o RNA e melhorar a produção de enzimas e proteínas. Essa evolução permitirá alcançar um fantástico estágio de transformção imposto pela nanotecnologia. Os robôs do tamanho de uma célula vasculharão o organismo fazendo reparos em tempo integral.
Concepção artística de um nanorrobô vagando pelo sistema sanguíneo, para injetar substâncias e capturar amostras de sangue para testes

Outra versão do nanorrobô capturador de micróbios, que utiliza tentáculos retráteis para cercar e capturar o inimigo  
Concepção artística de um nanorrobô que auxilia na coagulação do sangue
A ilustração mostra nanorrobôs menores que vírus e bactérias, cuja função é reparar vasos sanguíneos
 

A ilustração mostra um nanorrobô acoplando-se à superfície do tecido pulmonar com o objetivo de retirar impurezas do pulmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário