domingo, 27 de novembro de 2011

A CRISE DE 1929 E A GRANDE DEPRESSÃO


Esta foi uma crise econômica que atingiu os EUA, estendendo-se em seguida a todo o mundo capitalista. Pôs fim aos felizes anos 20 (rolling twenties), época de bonança econômica e culto ao dinheiro nos EUA e nos países da Europa.
A crise teve início em 1929, e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de recessão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
Além das graves conseqüências econômicas à crise financeira junta-se a crise de superprodução: apesar da descida dos preços, grande parte do mercado agrícola e industrial não tem compradores. Milhares de empresas têm de fechar, o desemprego aumenta brutalmente, provocando uma redução do poder de compra e uma redução da procura.









Nenhum comentário:

Postar um comentário