quinta-feira, 24 de novembro de 2011


Reprogramação celular - A criação das chamadas células pluripotentes, células-tronco capazes de se diferenciar e se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, pode tornar possível a reposição de tecidos sem rejeição
Biomoléculas de milhões de anos - pesquisadores descobriram que biomoléculas podem sobreviver milhares de anos, guardando importantes informações científicas. A descoberta permitiu, por exemplo, que o genoma de mulheres neandertais fosse seqüenciado.
Novos materiais - Físicos e engenheiros criaram os chamados "metamateriais", lentes capazes de desafiar as leis de Newton e manipular a luz, criando verdadeiras capas de invisibilidade
Receita para o Cosmo - Nos últimos anos, cientistas conseguiram deduzir uma "receita" precisa para a composição do Universo. Estudos sobre a quantidade de matéria, de matéria escura e sobre a taxa de aceleração do crescimento do universo se tornaram cada vez mais precisos.
Microbioma - descoberta envolve os micro-organismos que não causam danos à saúde. Segundo a Science, 9 em 10 células do corpo humano são micróbios.
Exoplanetas - o número de planetas descobertos fora do sistema solar saltou de 26 no ano 2000 para 502 em 2010 com o lançamento da sonda Kepler, da NASA. O objetivo da missão é encontrar planetas similares à Terra que possam abrigar vida.
Inflamações - cientistas descobriram que esses processos estão por trás de doenças crônicas como Alzheimer e aterosclerose.
Mudanças climáticas - avanços no estudo do aquecimento global comprovaram que as temperaturas mundiais não param de subir


Água em Marte - descoberta de fortes evidências da presença de água há bilhões até mesmo na superfície do Planeta Vermelho
Entendendo o RNA - Antes visto como a "matéria escura" do DNA, os cientistas passam a entender melhor o importante papel do RNA na sintetização de proteínas e construção do genoma.
Simulação quântica - comportamento de cristais artificiais é simulado em computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário