terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DO: CURIOSIDADES VOCÊ SABIA

                                VOCÊ SABIA QUE? 


O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck?
Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada?
Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua?
Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam?
Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado?
As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam?
As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas?
O porco é o único animal que se queima com o Sol além do homem?
O mel é o único alimento que não apodrece?
Os golfinhos dormem com um olho aberto?
Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha?
Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos?
O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
É impossível espirrar com os olhos abertos.
O  ‘J’ é a única letra que não aparece na tabela periódica dos elementos químicos.
Apenas uma gota de óleo faz com que 25 litros de água se tornem impróprios para o consumo.
Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de reconhecerem a si mesmos na frente de um espelho
Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final.
                           REMÉDIOS CASEIROS
CANJA DE GALINHA

Usada para tratar resfriados comuns Servida há anos para crianças afetadas pelo tempo, a canja de galinha é um remédio bastante comum e eficaz, principalmente nas épocas frias.
                                     ÓLEO DE CRAVO
Indicado para dores de dentes. O óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, um bactericida natural. Deve ser administrado colocando-se algumas gotas em 1/4 de colher de chá de azeite de oliva. Aplica-se um algodão umedecido com a mistura no local afetado. Mas tenha cuidado: o óleo de cravo puro, não diluído, em contato com a boca pode provocar queimaduras.                                                                       
                                        BICARBONATO DE SÓDIO
Para incômodos estomacais. Normalmente usado na cozinha, o bicarbonato é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Funciona através de uma reação com o excesso de suco gástrico, tornando o pH (*) do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo d’água é uma maneira fácil de ajudar a sua digestão. O gosto não muito agradável, mas dá para suportar.
(*) pH é o símbolo para a medida físico-química que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
                                          LEITE INTEGRAL
Recomendado no tratamento de bolhas de herpes. A herpes ainda não tem cura curada conhecida, mas existem maneiras de acelerar a recuperação da pele danificada. Um modo simples é tomar leite integral, que contém monocaprina. Esta substância diminui a atividade do vírus e promove a recuperação das áreas afetadas.
                                            MEL DE ABELHAS
Para garganta inflamada. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel de abelhas já foi comprovado cientificamente como tão eficaz quanto qualquer outro medicamento.
Para garganta inflamada. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel de abelhas já foi comprovado cientificamente como tão eficaz quanto qualquer outro medicamento.
Para garganta inflamada. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel de abelhas já foi comprovado cientificamente como tão eficaz quanto qualquer outro medicamento.
                                                VINAGRE
Recomendado no tratamento das queimaduras de Sol. Aplicar vinagre na pele, puro ou diluído em água, com um borrifador, alivia as dores. Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha umedecida também ajuda. E se você se queimar com pimenta, coloque vinagre na boca que alivia. (Essa foi descoberta pelo Bolg Língua)
                                    FITA ISOLANTE
Para remover verrugas Apesar de levar cerca de 28 dias para curar o problema, a fita isolante remove as verrugas em cerca de 85% dos casos. Mas cuidado: antes de adotar este procedimento, consulte um médico.
                                          BASE PARA UNHAS
Usada nas mordidas de insetos, para formar uma camada protetora em volta da área picada. A base para unhas previne a irritação, permitindo que o corpo cure a ferida sem que seja preciso coçar frequentemente.
                                                   TALCO
Usado em cabelos oleosos. Na correria da vida moderna, às vezes não dá tempo nem para um banho. Nesses casos, o talco pode ser usado para esconder o cabelo oleoso. Uma colher de chá espalhada pelo cabelo, com um pente ou as mãos, é o suficiente.
                                         AZEITE DE OLIVA
Para dores de ouvido. Morno, o azeite de oliva é usado em crianças pequenas para combater o desconforto das dores de ouvido. Acredita-se que o azeite morno alivia a inflamação, diminuindo as dores causadas pelo muco, que bloqueia o sistema usado para equalizar a pressão interna do ouvido. Use um conta-gotas e pingue 4 gotas no ouvido dolorido.
        GASES: O QUE SÃO E COMO EVITÁ-LOS
O QUE SÃO
Os gases são produzidos geralmente  no intestino, como resultado da digestão de alguns alimentos. A quantidade pode variar entre 1 e 3 litros diários. Indivíduos ansiosos tendem a engolir gases e a associação com outros distúrbios do trato digestivo leva à flatulência, percebida pelo paciente como gases. Dessa forma, é normal que um indivíduo elimine gases ao longo do dia, entre 14 e 23 vezes.
Os sintomas de flatulência (excesso de gases) passam a incomodar quando há alguma alteração na concentração de bactérias no intestino. Algumas situações em que isso ocorre são após uso de medicações antibióticas ou antiinflamatórias, nas inflamações
do intestino, na síndrome do intestino irritável, doença celíaca, na doença diverticular etc.
Também é importante abolir os produtos diet, reduzir a ingestão de fibras e de alguns cereais, como a linhaça. No caso de excesso de gases, não devemos misturar grãos. Assim, não é recomendável usar produtos do tipo “ração humana”. Mascar chicletes também é um hábito que provoca o aumento de gases.

 A ALIMENTAÇÃO INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE GASES?
Sim. Alimentos que geralmente causam maior quantidade de gases são as verduras e leguminosas, principalmente couve, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, feijão, cebola, nabo, soja, produtos diet, doces e massas.

A formação de gases é um fenômeno fisiológico e, portanto, normal do organismo. O excesso se deve às causas já mencionadas. Quando mantemos uma dieta equilibrada, estamos prevenindo os gases. Evitar mascar chiclete, controlar a ansiedade, evitar produtos diet são maneiras de diminuir os sintomas. Outra maneira é fazer uso de lactobacilos, mas sempre com recomendação médica, porque, em certos casos, eles podem fazer mal (diabetes etc.). Existem várias medicações apropriadas para este fim.

Evidentemente sim, principalmente refrigerantes adocicados e diet, mais ainda os que contêm o açúcar sorbitol.


 É COMUM A ELIMINAÇÃO DE GASES DURANTE A NOITE?
Podemos eliminar gases ao longo de todo o dia, sendo mais comum nos períodos em que estamos acordados.

                               E A RETENÇÃO DE GASES?
O sintoma mais incômodo relacionado ao acúmulo de gases são as dores abdominais, causadas pela distensão das alças intestinais. Podem ocorrer também eructações (gases eliminados pela boca) e desconforto abdominal. Sobretudo é necessário compreender que a formação e a eliminação de gases é algo absolutamente normal e inevitável, dentro de determinadas proporções. Somente o excesso, a falta ou a emissão de gases demasiadamente fétidos devem ser objetos de cuidados médicos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário