quarta-feira, 16 de maio de 2012


POLÍCIA ABRE TUMBA NO VATICANO E CONFIRMA CORPO DE MAFIOSO (Fonte: O Globo) 
 
ROMA — A polícia de Roma abriu, nesta segunda-feira, uma tumba na Basílica de São Apolinário, onde estão enterrados vários cardeais e altos cargos do Vaticano, e confirmou a existência de dezenas de ossadas e do corpo intacto do mafioso Enrico De Pedis, um dos chefes da organização Magliana, que agia em Roma. De Pedis, que morreu em 1990, é suspeito do desaparecimento da jovem Emanuela Orlandi, há quase 30 anos, filha de um empregado do Vaticano, que vivia no pequeno estado papal. A suspeita foi confirmada após análises de DNA, informou o jornal “La Reppublica”.
A caixa contendo os restos mortais do gângster estava perto do caixão de De Pedis, e não dentro da tumba. Também foram encontrados objetos e imagens que ainda serão analisados pelas autoridades. O caixão de De Pedis será levado para o cemitério romano Prima Porta depois de concluídos os exames.
A advogada da família Orlandi, Nicoletta Piergentili, disse à agência de notícias italiana Ansa que o ossuário anexo à igreja de Santo Apolinário também será inspecionado e examinado para verificar a hipótese de que a garota tenha sido enterrada junto com o mafioso. “Finalmente será possível colocar um ponto final nesta pista, uma das muitas que se seguiram ao longo dos anos. É apenas um passo a mais para as investigações e esperamos que tudo seja esclarecido. Não tinha dúvidas que Emanuela não estava no caixão”, comentou seu irmão Pedro.
A decisão do Ministério Público de reabrir o túmulo veio depois de um telefonema anônimo a um programa de TV, em 2005, que denunciava o enterro do mafioso na basília romana. Pouco depois, a ex-namorada do mafioso, Sabrina Minardi, revelou que teria sido ele quem sequestrara Emanuela. A jovem tinha 15 anos quando desapareceu depois de sair do apartamento da família dentro do Vaticano para ir a uma aula de música.
Uma fonte da Santa Sé contou à Ansa que “apesar da relutância inicial”, o então vigário-geral de Roma, o cardeal Ugo Poletti, “face a um montante tão conspícuo, deu sua benção” para o controverso sepultamento de Enrico De Pedis, chefe do grupo mafioso. O dinheiro teria sido usado em missões e na restauração da Basílica de São Apolinário, onde De Pedis foi colocado, ao lado de papas e cardeais, após seu assassinato em 1990.
Aí perguntamos: Em quais mais sujeiras está envolvida a igreja católica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário