quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


Enquanto  na música esse termo “contraponto” é a técnica de composição onde não há uma linha melódica principal, só que no final, se tem uma harmonia defendida, certas atitudes governamentais seguem também por esse modelo a exemplo do que ouvi outro dia na voz do Brasil, onde numa louvável atitude o tesouro nacional resolveu não mais incinerar as notas velhas recolhidas de um real, mas, aproveitá-las, transformando-as em tijolos a serem usados na construção civil. Dessa forma, deixaríamos de poluir o meio ambiente ajudando o nosso planeta, além é claro de contribuir economicamente para o nosso social. Essa era a propaganda. Porém, diferente da música, esse contraponto se esbanje sem que se chegue a um resultado final.     
E assim, apesar de achar legal essa atitude vir do próprio governo, por outro lado fiquei a questionar como a postura desse próprio governo se distancia desse problema quando fecha os olhos para setores irresponsáveis, responsáveis pela degradação do nosso meio ambiente, ao me lembrar de dados alarmantes da nossa Amazônia, os quais tinha visto anteriormente como mostra o exemplo abaixo:
                                    1 FOGO
As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares.
                                   2 MADEIREIRAS
Há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras quinze árvores.
                                   3 ESTRADAS
Mais de 80% das queimadas acontecem perto das rodovias. A colonização se dá ao longo de 100 000 quilômetros de estradas clandestinas.
                                  4 GARIMPOS
Além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, os garimpeiros foram responsáveis pela chegada da AIDS às aldeias indígenas.
5 PASTAGENS
A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.              
                                6 CORRUPÇÃO
Só a Operação Curupira, realizada em junho, prendeu 47 funcionários do IBAMA envolvidos na exploração ilegal da floresta.
                                7 BUROCRACIA
De 539 milhões de reais em multas aplicadas em 2004, só 63 milhões de reais foram pagos e apenas 3 milhões de reais ficaram com o IBAMA.
O que vemos nesse Brasil, é a falta de seriedade, de governabilidade e coragem para dá um basta a muitas coisas que nada mais fazem do que afundar cada dia mais essa nação. Vemos um país governado por uma cumplicidade repugnante mantendo nos atuais anais a escória de terno e gravata rindo da cara de um povo que há muito tempo se engana com uma maquiagem rude.
Diante dos dados acima dá para o leitor ter uma vaga idéia do que acontece na Amazônia há muito tempo,e fica muito mais claro esse problema quando vemos as fotos abaixo. Veja:       
















   

Nenhum comentário:

Postar um comentário