quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


QUANDO “O CRIME COMPENSA” (Carlos Magano)

“O crime não compensa” é o adágio paradoxal vindo depois da conjunção da manchete dessa matéria, criado para as pessoas que realmente são punidas se cometerem algum delito. Subtende-se que o intencional nesse recado é mostrar que justiça se faz nesse país.

Sem o propósito sequer de querer enevoar o brio dos togados que nas suas atribuições fazem valer a justiça, mas contidos pelos preceitos estabelecidos são obrigados a seguir por  decisões impróprias para uma lógica, a esses não se pode atribuir certos desconformes. Contudo, há casos em que a agressão toma corpo e promove o descrédito nesse segmento, que, como costumo dizer, é a única ponta de esperança para esse povo injustamente atingido.

Não da para conformar o cidadão consciente ver a justiça ser feita com ponderações  impróprias, diferenciadas, se autenticando com ferocidade em cima do cidadão que escorregou fora da lei, e abrandando, e as vezes até isentando os que assim mereciam ser tratados e é por isso que existe outro ditado que diz: “Rico não vai pra cadeia”.  Em compensação, pobre superlota os presídios e mantém o operacional dessa tal justiça.

Não dá pra digerir coisas abomináveis acontecendo debaixo dos nossos narizes e tudo ser tratado com a normalidade do justo. Ao ligar a TV tive que suportar o Renan Calheiros, – que propriamente se auto condenou quando envolvido em um mar de lama renunciou a presidência do Senado em 2007, pois se ele não fosse um ladrão não teria por que renunciar, – ser eleito novamente presidente daquela casa agora em 2013, e vê-lo dizer que “ética é uma obrigação nossa!”. Em minha opinião, é esse tipo de acontecimento  provoca a justiça, e  deveria fazê-la agir e não esperar de alguém uma ação para isso ser feito. A justiça tem que se modernizar e se auto valorizar buscando já uma reforma para que espécimes iguais a essas não riam da cara do povo brasileiro. De novo na TV vi e ouvi um membro do PT afirmar que estava fazendo um almoço para arrecadar fundos com o propósito de ajudar aos amigos do PT condenados do mensalão, e, que não iria deixar os coitadinhos botar dinheiro do bolso para cobrir o montante a ser devolvido. Com essa declaração, o cidadão confirma que eles são desonestos, e o próprio ainda mais por está dando apoio aos ladrões. Aliás, esse PT pelo menos deveria respeitar o verdadeiro trabalhador honesto do Brasil que ganha o salário mínimo para sobreviver, não se intitular Partido dos Trabalhadores e mudar essa sigla.

É amigos: para essas pessoas o crime compensa sim. Veja em que deu o roubo do Hospital Dom Moura! Quem foi preso? Falam-se mais no caso?  O crime compensa para muitos nesse país, inclusive para Juízes, - a exemplo do de Palmeirina cuja condenação foi a aposentadoria -; para Prefeitos; Deputados; Senadores e pessoas de costas largas e com dinheiro. Agora, não se meta a roubar uma galinha, uma lata de leite, uma caixa de fósforos, senão o pau canta!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário